BEAU TRAVAIL

CORPOS QUE TRABALHAM, CORPOS QUE DANÇAM

NÃO QUERENDO ADIANTAR MUITO SOBRE A NARRATIVA SIMPLES DO FILME, É INTERESSANTE DESTACAR AS DIFERENÇAS GRANDES ENTRE A OBRA ONDE DENIS SE INSPIROU PARA ESTE FILME, BILLY BUDD, DO HERMAN MELVILLE, E BEAU TRAVAIL.

NO CONTO DO ESCRITOR INGLÊS – E PERDOEM-ME O SPOILER, MAS PENSO SER UM PENSAMENTO IMPORTANTE PARA CONTEXTUALIZAR O FILME – BILLY BUDD MATA ACIDENTALMENTE CLAGGART, O SEU SUPERIOR, APÓS LHE DIZEREM QUE ESTE LHE DESEJAVA MAL E O INVEJAVA. INICIALMENTE ELE NÃO ACREDITA, MAS ACABA POR DAR-LHE UM MURRO AO APERCEBER-SE QUE ERA VERDADE, NUM SENTIMENTO DE RAIVA, MATÁ-LO E É CONDENADO À MORTE POR ISSO. UM FINAL VIOLENTO E NATURALMENTE TRÁGICO. PROVOCO MESMO QUE É UM FINAL VERDADEIRAMENTE MASCULINO, MESMO TENDO ATÉ EM CONTA AS LEITURAS COM ÊNFASE NA MORAL RELIGIOSA DE TENTAÇÃO QUE POSSA HAVER DESTA RELAÇÃO ENTRE BILLY BUDD E CLAGGART.

Nesta ADAPTAÇÃO MUITO LIVRE DE CLAIRE DENIS, O FINAL, APÓS UMA SÉRIE DE REPRESENTAÇÕES DE CATARSE MASCULINA ATRAVÉS DO CORPO E DAS SUAS REPRESENTAÇÕES E EXPRESSÕES, AINDA QUE COM MUITO BREVES LAIVOS DA PRESENÇA DE ESPÍRITO E HUMANIDADE (TODOS ELES EXPERIENCIADOS PELO ESPECTADOR PELO ARTIFÍCIO DAS COREOGRAFIAS E DA NATUREZA QUASE ABSTRATA DE ALGUMAS DAS SUAS IMAGENS QUE ENVOLVEM CORPOS), É UM FINAL DE LIBERDADE QUASE VIOLENTA ONDE O QUE ESTAVA A SER SUBTILMENTE SUGERIDO FOI LIBERTADO. E SEM QUERER ESTRAGAR O QUE PARA MIM É UM DOS GRANDES FINAIS DA HISTÓRIA DO CINEMA, É UM FINAL PONTUADO COM UM TIPO DE REPRESENTAÇÃO QUE TEM UMA SIMPLICIDADE QUE ULTRAPASSA DIMENSÕES PSICOLÓGICAS DE PERSONAGENS, MOTIVAÇÕES DRAMÁTICAS OU OUTRAS.

ao espectador é permitido nesse momento UM OLHAR VERDADEIRAMENTE HÁPTICO E LIBERTO, num momento de cinema no seu estado mais puro.

RECORTES ADAPTADOS DA FOLHA DE SALA NR. 50 DO CINECLUBE DE POMBAL, 03/07/2024

Manuel Oliveira