YANNICK

o ar é de todos

OS TEMAS SOBRE O TEATRO NO FILME DE QUENTIN DUPIEUX ATÉ CALHAM BEM TENDO EM CONTA QUE NA ÚLTIMA QUARTA-FEIRA FOI O DIA MUNDIAL DO TEATRO. TAL COMO A NATUREZA PERFORMATIVA ESPERADA DA NOSSA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA, QUE VIU DURANTE ESTA SEMANA UMA SITUAÇÃO IRREGULAR, HIPERBOLIZADA E APURADA PELA COMUNICAÇÃO SOCIAL COMO UMA ESPÉCIE DE LEITE CONDENSADO ESCATOLÓGICO, UM NOVO ESTADO PÓS-PERFORMATIVO NAUSEABUNDO, QUE NÃO SE DEVE SOMENTE AOS SEUS 50 IGNÓBEIS AGENTES DIRETOS ELEITOS A 10 DE MARÇO, MAS QUE MESMO INDEPENTENDEMENTE DISSO, É AGORA TIDA NOS OLHOS DE NÓS CIDADÃOS – OU DEVERIA DIZER, ESPECTADORES – DE OUTRA FORMA.

E LEMBREI-ME DO YANNICK. PORQUÊ O YANNICK? EU SINTO-ME, NESTA SITUAÇÃO O YANNICK. ELE NÃO É BURRO NEM É DO CONTRA. MAS, INFELIZMENTE, DE UM PONTO DE VISTA MERAMENTE TECNOCRATA, NÃO É PROPRIAMENTE POSSUIDOR DE APTIDÕES PRÓPRIAS PARA A EXECUÇÃO DOS REQUERIDOS SERVIÇOS. NO ENTANTO, NÃO SÓ, AINDA QUE EM MODO DE COAÇÃO, NECESSÁRIA, CONSEGUIU A ATENÇÃO DO PÚBLICO, COMO NO FIM DE TUDO FEZ UM EXCELENTE TRABALHO, MAL FOSSE PARA ACABAR COM A VIOLÊNCIA QUE LHE FIZERAM A ELE E AOS RESTANTES ESPECTADORES COM AQUELA PEÇA DE TEATRO SEM JEITO NENHUM.

O PIOR É QUE NA VIDA REAL HÁ TAMBÉM AQUELES QUE ACHAM QUE SÃO YANNICKS. E NA VERDADE, SÃO OS ENCENADORES DAS CENAS MAIS ASQUEROSAS QUE TEMOS VINDO A VER. E VEJA-SE QUE AGORA ATÉ TIVERAM UM AUMENTO DE SALÁRIO NAQUELA INSTITUIÇÃO QUE REFERI NO INÍCIO DESTE TEXTO, RECEBENDO UMA PROMOÇÃO. E DESCREVO-OS AGORA COM UMA EXPRESSÃO QUE NÃO É MINHA, MAS QUE VOU TER DE ROUBAR: É COMO QUE PORCOS QUE QUERIAM SER MENINOS DE VERDADE. O PROBLEMA É QUE AO CONTRÁRIO DO PINÓQUIO, QUE EM TUDO ERA MENINO EXCETO NO FACTO DE SER FEITO DE PAU, ESTES PARECEM SER SÓ FEITOS DE UMA VERDADE HÁ MUITO OPRIMIDA, ENCLAUSURADA NUM CORPO COM REDONDOS FOCINHOS E CHISPES.

E SE CALHAR A SUA VERDADE É ESSA MESMO: NUNCA ULTRAPASSARÃO A SUA NATUREZA DE COMER LAVAGEM E BARRASCAR E RONCAR E CAGAR E SEREM UMA VALENTE CARGA DE TRABALHOS PARA SE DOMESTICAREM. AOS QUE SE DOMESTICARAM, QUE O SEU DESTINO SEJA MESMO A FIAMBREIRA. E NÃO SENDO OS VEGETARIANOS OS CULPADOS DE TUDO ISTO, TENHO-OS COM MUITO CARINHO PELO SEU NOBRE SACRIFÍCIO, PEÇO-LHES TAMBÉM QUE SE JUNTEM TAMBÉM A NÓS EM SACRIFÍCIO NESTE CANIBALESCO BANQUETE. PORQUE TODO O PORTUGUÊS QUE SE VALHA SABE QUE ISTO DE COMER LEITÃO É UM DOS GRANDES PRAZERES DA VIDA.

Manuel Oliveira